terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Ordem de Não Reanimar - prática clínica e implicações éticas


No próximo dia 21 de Fevereiro realizar-se-á pelas 20h30 no Salão de alunos da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto uma palestra subordinada ao tema “Ordem de Não Reanimar – prática clínica e implicações éticas”, a qual contará com a presença do Professor Doutor Rui Nunes e Professor Doutor José Artur Paiva.

Este evento pretende abordar tanto a vertente do paciente que, na eventualidade de uma paragem cárdio-respiratória, não deseja ser reanimado, bem como a perspectiva do médico que se depara com um doente sem critérios de reanimação.

O Professor Doutor Rui Nunes licenciou-se em Medicina, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) em 1985 e obteve o Grau de Doutor em Medicina/Bioética em 1996. É Professor Catedrático de Sociologia Médica/Bioética e, desde 1996, Director do Serviço de Bioética e Ética Médica da FMUP. Em 2002 foi eleito Presidente da Associação Portuguesa de Bioética e é, desde 2003, membro eleito na Assembleia da República do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida.

O Professor Doutor José Artur Paiva licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em 1984, especializando-se em Medicina Interna, e obteve o Grau de Doutor em Medicina em 2005. Actualmente exerce a função de Director da Unidade Autónoma de Gestão da Urgência e Cuidados Intensivos (UAG-UCI). É ainda professor associado convidado da Unidade Curricular de Medicina do 6ºAno da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

A entrada é livre! Aparece

Sem comentários: